domingo, 15 de julho de 2012

Açorda de ovas de bacalhau



Para duas pessoas

- 400 gr de ovas de bacalhau
- 6 camarões
- Dois pães rústicos
- Dois ovos
- Azeite
- Dois dentes de alho
- Uma malagueta
- Um limão pequeno
- Um ramo de coentros
- Sal
- Pimenta

Cozer as ovas e os camarões em água temperada com um fio de azeite, casca de meio limão e a malagueta. Quando estiverem cozidos retiram-se os camarões e colocam-se em água com gelo. Retiram-se as ovas, quando estiverem frias retiram-se as peles. Guarda-se a água da cozedura.
Em seguida retira-se o miolo dos pães de forma a guardar a côdea. Esta vai ao forno a torrar.
Entretanto coloca-se um fio de azeite num tacho e quando este estiver a ferver adicionam-se os alhos picados finamente. Em seguida acrescenta-se o miolo do pão acrescentando-se gradualmente a água da cozedura das ovas até se obter uma consistência uniforme.
Acrescentam-se as ovas e rectifica-se o sal e tempera-se com pimenta. Coloca-se o tacho no mínimo e adicionam-se os ovos e mexe-se sempre para que os ovos não talhem. Caso esteja muito preso pode-se acrescentar mais um pouco da água da cozedura. Finalmente adicionam-se os coentros.
Para servir coloca-se a acorda dentro das côdeas do pão que foi a torrar e decora-se com o camarão e com coentros picados.


1 comentário:

  1. ...ainda hoje as comi cozidas,adoro, mas fiquei com vontade de experimentar esta açorda,deve ser excelente !!!!obrigada

    ResponderEliminar

Seguidores